sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Exposição de Presépios da Coleção Particular de Nuno Monteiro

 
Amanhã, dia 29 de Dezembro, às 21:30 na Igreja da Sagrada Família, em Vila d'Este, vai realizar-se a inauguração da Exposição de Presépio da Coleção Particular de Nuno Monteiro, durante o Concerto de Natal pelo Grupo SPES NOSTRA ENSEMBLE VOCAL.
 
A exposição vai estar patente ao público até 13 de Janeiro.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Em nome do pai, dos filhos e dos presépios


É verdade. Resolvi escrever na véspera de Natal sobre os presépios da Família Santos que tem como hobbie fazer magníficas peças de barro.

Tivemos o prazer de conhecer no Encontro do Colecionadores de Presépios, Santos e outros tantos - GCPSOT, realizado em Coimbra em 2015, o pai Luís Santos e esposa. Ficámos encantados com os seus presépios e ao ver um trabalho do seu filho mais novo Nuno Santos, pedimos para que ele, nos seus tempos livres, nos fizesse um.

Recentemente tivemos a oportunidade de adquirir  um exemplar do filho mais velho Luís Diogo Santos, faltando apenas um da esposa (ah, ah,ah,... que desafio).

LUIS DIOGO SANTOS

Pr0700 - Luís Diogo Santos


 
NUNO SANTOS
Pr0489 - Nuno Santos
Pr0639 -Nuno Santos



LUIS SANTOS
Pr0635 - Luís Santos
Pr0694 - Luís Santos
Pr0695 -Luís Santos













sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

António Lagarto (Viana do Alentejo)

Situada em Viana do Alentejo, mesmo na saída para o Alvito, a Olaria do Mestre António Lagarto tem para oferecer ao visitante uma ampla sala repleta de artesanato tipico desta encantadora vila alentejana.

 Viana do Alentejo sempre foi conhecida pela qualidade da louça que era fabricada nas suas Olarias e esta era ávidamente procurada pelas gentes que rumavam ao seu Santuário, por alturas das suas Romarias e Feiras…

 Atualmente, restam nesta vila apenas três Olarias em laboração: a de Mira Agostinho, a de Feliciano Agostinho e de António Lagarto.
 
 
O presépio aqui divulgado, foi adquirido em Évora, quando da pré-inauguração da exposição de presépios do General Canha da Silva, na igreja de São Francisco, e integrada no programa de abertura da exposição de Delfim Manuel "Nasceu Jesus", em 2015

Pr0452

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Florinhas do Vouga (Aveiro)

A IPSS – Florinhas do Vouga é uma Instituição Diocesana de Superior Interesse Social, fundada em 6 de Outubro de 1940 por iniciativa do Bispo D. João Evangelista de Lima Vidal.
 
A Instituição desenvolve a sua intervenção na cidade de Aveiro, mais concretamente na freguesia da Glória, onde se situa um dos Bairros Sociais mais problemáticos da cidade (Bairro de Santiago), dando também resposta, sempre que necessário, às solicitações das freguesias limítrofes e outras, algumas delas fora do Concelho.
 
Esta Instituição esteve  presente no Bazar de Natal de 2015 organizado pela Câmara de Aveiro, aonde foi adquirido este simples e lindo presépio de barro

Pr0466


El Testero Artesania (Roquetas de Mar)

Estávamos em pleno Verão de 2017, no sul de Espanha, mais concretamente em Roquetas de Mar - Almeria.

Passeando desportivamente pelas ruas daquela cidade andaluza eis que nos defrontamos com uma pequena loja de artesanato, em que o artesão pintava as suas peças.

Entrámos e descobrimos alguns trabalhos de presépios. Algumas destas peças fazem hoje parte da nossa coleção

 
Pr0629

Pr0628



https://www.facebook.com/eltestero/
Avenida del Mediterráneo, nº 41
Roquetas de Mar, Spain
+34 635 96 75 32

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Braz Gil (Caldas da Rainha)

 
 A Família Braz Gil:
A Família Braz Gil está ligada à manufactura da porcelana há já duas gerações, tendo o iniciador do projecto sido Joaquim Braz Gil.  Apostando na criação de uma empresa familiar com o estatuto de manufactura, a Braz Gil Studio pode garantir assim a identidade dos seus projectos, todos eles relacionados com temáticas culturais ligadas à história e cultura portuguesas.
 
Pedro Braz Gil:
Pedro Braz Gil pertence à segunda geração da Braz Gil Studio e é o seu Director Artístico. Após três anos de formação profissional na Alemanha, em Modelação e Design Cerâmico, trabalhou nessa área com Robert Kieffer, no Atelier Massform, e estagiou na Villeroy & Boch. Actualmente colabora com a Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design, nas Caldas da Rainha, e dirige vários projectos da empresa, nomeadamente o do Cavalo Lusitano.

Pr0191
 
 
Studio Braz Gil
 
Morada: Rua Diário de Noticias, 201 Casais de Santa Isabel
 2500-171 Caldas da Rainha
 Telef: 262 841 698   Fax: 262 841 360
 Email: brazgilstudio@brazgilstudio.com
 Página na Internet: www.brazgilstudio.com

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Guatemala

Durante a celebração do Natal na Guatemala, as cidades têm desfiles de estátuas religiosas gigantes pelas ruas. Além disso, em muitos locais são montados presépios que não apresentam o menino Jesus até véspera de Natal.

Na coleção de Presépios da Cris há dois exemplares típicos daquele país: coloridos, de madeira ou barro, enfim bonitos

Pr0646


Pr0717

 

domingo, 16 de dezembro de 2018

Irmãos Baraça (Galegos de Santa Maria)

Os “Baraça” são uma das mais conceituadas e tradicionais famílias do universo do artesanato de Barcelos. Netos de Ana Baraça, figura tutelar do artesanato barcelenese, Vítor Gonçalves e Moisés Gonçalves, os Irmãos Baraça, são os herdeiros desse legado.
Dedicam-se exclusivamente ao  fabrico de artigos em barro, utilizando métodos totalmente artesanais. As peças que produzem têm fins puramente decorativos e aliam Tradição e Inovação, resultando em peças únicas de artesanato de autor.
 
Pr0623
 

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Maria Joaquim Bonacho (Marvão)

De regresso a uma visita às Festas de Campo Maior, em 2016, numa tarde quente de Verão, visitámos Marvão para conhecer a sua beleza.
 
Visitámos a Câmara Velha (onde funcionou  o edifício dos Paços do Concelho), que é o maior prédio de Marvão desde a sua construção, no reinado de D. Manuel, no século XV.

Nela funcionavam o antigo Tribunal e uma prisão.

Hoje abriga a Casa da Cultura de Marvão e o Arquivo Histórico Municipal.
Aqui funciona a Olaria de Maria Joaquim Bonacho que, ao vivo, molda e pinta trabalhos de barro, nomeadamente presépios.

Pr0396

Pr0397

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Lia Alvadia (Canas de Senhorim)

Maria Adélia Alvadia ou Lia Alvadia como é mais conhecida, nasceu em Canas de Senhorim em 14-08-1956.Estudou na Escola Avelar Brotero em Coimbra.
 
Desde criança que manifestou interesse pelas artes e artesanato criando inúmeras peças Decorativas.

 Desde muito jovem se dedicou a bordar enxovais, facto que a impulsionou a criar o seu próprio emprego após o encerramento da ENU (empresa Nacional de Urânio)onde era Técnica Administrativa. O seu atelier CACOS E FARRAPOS ganhou enorme projecção através da participação em Feiras e Exposições fora e dentro do país. Destacam-se os seus presépios de Linho e Juta, palha de milho, as bonecas de trapo representação de Avós, bonecas de folhelho representando os trabalhos de campo, o seu enorme gosto pela natureza e elementos naturais leva-a a diferentes oficinas de PAM(plantas aromáticas e medicinais) e o seu uso diversifica o seu trabalho de uma forma particular.
 
 
Pr0384

Pr0385
 

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

A.E. José Estevão (Aveiro)

Em finais da década de 70 e inicio de 80, tive o privilégio de  estudar no Liceu José Estevão, antigo Liceu Nacional de Aveiro.
 
Posso mesmo dizer que fui feliz naquela escola, que ficava mesmo ao lado da casa onde morava.
 
Nem sempre a vontade de estudar era muita, pois algumas atividades paralelas eram para mim mais interessantes: organizar bailes e viagens de finalistas eram mais motivadoras.
 
Quarenta anos depois, vejo-me envolvido numa Associação de Antigos Alunos daquela escola que curiosamente, de uma forma regular, premeia alunos pelo seu mérito escolar e apoia alunos carenciados.
 
Na coleção de "Presépios da Cris", constam dois presépios que me foram oferecidos pela escola , resultado do trabalho feito por alunos

Pr0463 - Natal 2014

Pr0464 - Natal 2015

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Pedro Braz (Caldas da Rainha)

Pedro José Rodrigues Morgado Brás, oriundo de Caldas da Rainha - a conhecida cidade da cerâmica e de Bordalo Pinheiro – é um jovem mas com uma vasta experiência na cerâmica artística e tradicional e faz da sua arte a sua vida.

O seu trabalho centra-se não só em peças de arte decorativa, como também as mais banais, no entanto, únicas e utilitárias. As peças ímpares de grande valor artístico valorizam o seu portefólio tornando o conhecido a nível nacional e internacional.

Trabalhou em algumas cerâmicas de renome, por diversos anos, mas mais recentemente resolveu expandir os seus horizontes inaugurando a loja-atelier, O Farol situada no "coração da cidade”, junto ao típico Parque D. Carlos I. Nos seus trabalhos, Pedro Brás apresenta obras produzidas através de materiais que permitem infinitas possibilidades de criação tridimensional, oferecendo ao consumidor inúmeras possibilidades de escolha, onde a qualidade é o ingrediente base do sucesso, juntamente com a certeza que o cliente nunca irá comprar duas peças iguais. Prima pela singularidade e o bom gosto, sendo que a maioria das peças são feitas à mão, nunca esquecendo os três vetores; estética, qualidade e preço.

Texto extraído, com a devida vénia de, https://pbceramista.pt/sobre-nos/

Pr0572

domingo, 9 de dezembro de 2018

Florisbela Alves (Leça do Balio)

Florisbela Alves nascida em Leça do Balio – Matosinhos, dedica-se à cerâmica figurativa desde 1975.
 O seu fascínio pelo processo de modelagem e as misturas de cores fazem nascer trabalhos magníficos, muito minuciosos.

Presépios da Cris tem alguns dos seus exemplares


Pr0091


Pr0092

Pr0093

Pr0711


Pr0712
PR0713


.

sábado, 8 de dezembro de 2018

Maria Helena Ferreira (Toc e Retc) (Aveiro)

Maria Helena Ferreira, é a fundadora, proprietária e principal obreira de todos os trabalhos decorativos e de restauro de Toc & Retoc ,  um atelier situado no centro de Aveiro.
 
O seu primeiro atelier localizou-se na Gafanha da Nazaré , mas com o que ajudou a projetar-se na atividade. O seu sucesso levou-a, em parceria com com uma amiga, a abriram em 2004 o Toc & Retoc.

Pr0557
Pr0558
Facebook de Toc e Retoc
  

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Zé Augusto (Aveiro)

Nascido no  Bairro da Beira –Mar ,  Zé Augusto, como era habitualmente conhecido, prolífero criador, transmitiu às suas peças uma interpretação do sentido do lugar – a sua cidade- exteriorizando a sua própria identidade, moldando minuciosamente o barro, criando figuras da sua vivência – São Gonçalinho, Santa Joana, marnotos e salineiras, e outras com traços caricaturais. A sua multifacetada criatividade não se esgotou na cerâmica, mas abriu-se também a outros domínios das artes plásticas.
 
Faleceu em 2012
Pr0231

Pr0232

Pr0608

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Boas Festas em 2017


 
Este foi o vídeo lançado no Natal de 2017 
https://www.facebook.com/presepiosdacris/videos/728173004054217/

ARCIL (Lousã)

A ARCIL é  uma Organização Privada de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, reconhecida como entidade de utilidade pública (IUP). 
 
Desde 1976 que procura contribuir para a efetiva inclusão social de pessoas com deficiência e outras necessidades especiais, promovendo uma mudança no olhar sobre a incapacidade e a diferença. Promove a valorização e inclusão social e profissional dos nossos clientes, através de medidas específicas de intervenção, em articulação com serviços públicos e privados, numa postura de cooperação, abertura e complementaridade.
 
Assume princípios a qualidade da intervenção, o desenvolvimento comunitário, o trabalho em parceria e a luta contra a exclusão social. A medida do seu sucesso é a satisfação e o desenvolvimento dos seus clientes e a da sua qualidade de vida. Os serviços da ARCIL são financiados por fundos públicos e pelos resultados de produção e prestação de serviços das nossas estruturas.
 
Na coleção de "Presépios da Cris" existem 4 exemplares feitos nesta Associação:

Pr0209

Pr0220

Pr0609

Pr0663

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

A Arte dos Presépios Portugueses na Coleção do Museu de Aveiro

 

No sentido de reforçar a tradição do presépio na cultura e tradição portuguesa, neste período poderão ser visitados vários presépios em espaços públicos, museus e igrejas do centro histórico e turístico de Aveiro.
 
Assim, o Museu de Aveiro | Museu Santa Joana apresentará a exposição “A Arte dos Presépios Portugueses na Coleção do Museu” de 8 de dezembro a 14 de janeiro. Consiste numa mostra que apresenta os diversos presépios da coleção do Museu de Aveiro/Santa Joana desde o séc. XVI ao séc. XX explorando as narrativas presentes sobretudo nos “presépios em maquinetas”, os quais tiveram, em particular através do labor dos Barristas Aveirenses, grande expressão na cidade e lhe conferiram características particulares.
 
A exposição, com entrada livre, poderá ser apreciada de terça a domingo das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
 
A partir da visita a esta exposição, será possível aos mais novos participar no atelier para criação de novos e diversos materiais de natal, tais como, postais, cartazes, prendas e embrulhos, bonecos e fantoches em papel, presépios em barro, em cartolina, entre outros e ainda pintar azulejos com engobes coloridos. A participação nos ateliers são efetuados sob marcação prévia, e em grupos com máximo de 16 e o mínimo de oito crianças.
 
As inscrições, no valor de 2,50€ por sessão, podem ser efetuadas através do telefone 234 423 297.

https://www.noticiasdeaveiro.pt/museu-de-aveiro-apresenta-presepios-antigos/

Artesanatus 2018 (Porto)

 
Entre os dias 8 e 23 de dezembro de 2018 decorre mais uma edição da Artesanatus, num local emblemático do centro histórico do Porto, o Largo Amor de Perdição, a escassos metros da Torre dos Clérigos.
 
Serão dezasseis dias em que a Artesanatus se tornará o centro das atenções da cidade Invicta e o núcleo do que melhor se faz ao nível do artesanato em Portugal, criando assim uma plataforma atrativa para a promoção e comercialização de produtos artesanais durante a quadra natalícia.
 
Este ano a Artesanatus vai apresentar-se de forma coerente e concentrada em vários aspetos, no entanto, continuará a apostar na excelência e a manter-se fiel à sua estratégia de qualidade, originalidade e diversidade.


terça-feira, 4 de dezembro de 2018

12ª Grande Exposição Presépios das Gaeiras

 
São, ao todo, mais de 1800 presépios, de 85 expositores, que irão estar expostos na edição de 2018 da Grande Exposição de Presépios da vila das Gaeiras. Este ano, uma das novidades é a exposição de “presépios, feitos por famílias cristãs, da Terra Santa, em madeira de oliveira”, anuncia a Junta de Freguesia das Gaeiras, organizadora desta mostra.

A autarquia adianta que “a grande diversidade de materiais tem sido, ao longo dos últimos 11 anos, a grande referência da nossa exposição”, acrescentando que “algumas das peças têm um tamanho fora do comum, principalmente os presépios em escultura de madeira”. Para enriquecer a iniciativa, foram convidadas, para participar nesta mostra, “várias entidades, entre centros de formação profissional, escolas e o centro de educação especial”, revela a organização.

A Grande Exposição de Presépios inaugura dia 8 de Dezembro, às 15h00. A mostra fica patente até ao dia 30 de Dezembro e poderá ser visitada, diariamente, das 14h30 às 18h00. Entradas livres.
O evento conta com o apoio do Município de Óbidos e Óbidos Criativa, E.M..

in https://www.angelustv.pt/noticias/religiao/12-grande-exposicao-de-presepios-da-vila-das-gaeiras/

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Júlio Alonso (Galegos de Santa Maria)

"Nasci num dia em que a minha Mãe estava a ajudar o meu pai a cozer louça. (…) Nasci no meio disto” – estas são as palavras que

Júlio da Cunha Alonso, neto paterno de um galego, tem agora 90 anos dedicando-se à arte de trabalhar o barro desde a década de 80. É conhecido pelo mestre da louça preta.

Pr0624
 
Pr0516
 
Pr0515

domingo, 2 de dezembro de 2018

Exposições para todos os gostos


Para o colecionador de presépios, adquirir estas peças  não tem uma época especifica para o fazer, pois o ano tem 12 meses e a motivação é igual em qualquer altura.

Todos sabemos que são nas feiras de artesanato de verão, os melhores locais para serem adquiridos, aproveitando muitas vezes a presença do artesão.

Com o aproximar do Natal, as associações, as Câmaras ou outras entidades privadas, também como forma de dinamizar o comércio tradicional, organizam exposições/venda de presépios, dificultando um pouco a agenda de cada um.

No primeiro fim de semana de Dezembro fui a dois locais distintos, como poderia ter ido a outros, em sítios totalmente opostos.

Por isso partilho e sugiro:

Feira de Artesanato de Matosinhos (até 23/12)

 






Exposição/Venda Presépios Tradicionais Vila do Conde (até 6 de Janeiro)