Fazem parte da coleção de "Presépios da Cris", cerca de cem peças representativas do "Figurado de Barcelos", executadas por diversos artesãos da zona.
Antes de divulgar as diversas peças é importante falar um pouco do Figurado, através de um filme e de um excerto de um artigo publicado no site www.artesanato.barcelos.pt.
" O Figurado de Barcelos, produto artesanal certificado, constitui atualmente uma das maiores produções artesanais do concelho. Esta produção iniciou-se como uma atividade subsidiária da olaria, nos tempos livres e aproveitando pequenas porções de barro, faziam-se pequenas peças para as crianças brincarem, nomeadamente figuras de pessoas ou animais onde se colocavam na base das mesmas um apito ou instrumentos musicais (ocarinas, rouxinóis, cucos, gaitas, entre outros). O Figurado de Barcelos distingue-se de qualquer outra produção, assumindo características únicas, quer nas formas quer nas cores. Esta é portanto uma produção de excelência, sendo as mais comuns entre os vários artesãos, as de cariz religioso e festivo (santos, presépios e Cristos, etc.), as referentes à vida quotidiana (profissões, pessoas, festividades, etc.), o bestiário (diabos, figuras disformes e ambíguas) figuras várias e miniaturas onde se destaca o famoso Galo de Barcelos.
O Figurado é um instrumento da nossa cultura e história comum, que retrata em cada época, o seu tempo. É uma forma popular de expressão artística que continua “viva” e se materializa através do barro. O Figurado pintado ou vidrado tem a capacidade ímpar de retratar a evolução da nossa sociedade ao longo dos tempos e as tradições que lhe estão subjacentes nos domínios cultural, etnográfico, económico e religioso, sem prejuízo da inovação e modernidade.
Para conhecer a realidade desta que é uma das mais importantes produções da arte popular portuguesa selecionamos os mestres artesãos que salvaguardam este contexto artístico."
Sem comentários:
Enviar um comentário