domingo, 5 de dezembro de 2021

"Canjirão Artesanato", uma loja com História

 




Quantas vezes fomos ao Porto, de comboio ou de carro, para passear pelas ruas da Invicta, ou apenas "degustar" lojas de artesanato ou  ver feiras e mercados.

Aproveitando um feriado frio de Dezembro, aí fomos nós para encontrar a loja "Canjirão Artesanato", localizada num velho edifício da Rua de Santo Ildefonso.

Entrámos na loja, e logo fomos recebidos pelo seu proprietário, Ricardo Canjirão, que amavelmente nos foi falando da história da loja, do seu negócio e de alguns dos muitos dos artesãos com quem vai lidando.

Um final de manhã bem passado, com enriquecimento de conhecimentos, e com aquisição de alguns presépios que ajudaram a engradecer a nossa coleção.

Receita a repetir



quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Exposição de Rosa Ramalho em Aveiro



Inserida no programa da XV Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, vai estar patente até 30 de Janeiro de 2022, na Galeria Morgados da Predicosa (Aveiro), a exposição – O poder das mãos: o extraordinário imaginário de Rosa Ramalho.
As peças em exposição fazem parte de coleções privadas e de museus.



Presépio nº 1.000: JÚLIA RAMALHO


Em 2011, de uma forma descomprometida, iniciámos a aquisição de alguns presépios em feiras de artesanato, nomeadamente oriundos da América do Sul.

Mal sabíamos o que nos esperava, pois não basta adquiri-los: é importante catalogar, expor e principalmente arranjar espaço digno para os ter.  

Nestes 10 anos fomos diversificando, nunca esquecendo o espaço que não estica. O que é certo é já são 1000 presépios, sendo 213 oriundos de 33 países. Nos presépios nacionais destacam-se os de Barcelos que são 141.

A participação em Grupos de Colecionadores são uma forma de partilhar o que se coleciona com muito gosto.

Para marcar o presépio 1.000 da coleção, escolhemos uma peça de uma Grande Artesã: Júlia Ramalho